segunda-feira, agosto 28, 2006

Crise na criatividade do brasileiro???


Dia desses aí eu vi na TV um debate sobre criatividade, onde estavam uns desconhecidos, um publicitário da agência África e o tal Cacá Rosset, ator e comentarista chato de futebol e qualquer coisa que o chamem na TV pra aparecer. Pois bem, falaram e falaram muito...na verdade até pareciam políticos, porque não disseram nada além do óbvio.

Bom talvez seja óbvio mesmo, não é uma coisa tão profunda assim. Tem se falado a respeito da crise criativa da propaganda, da crise nas TV´s, da mesmice da propaganda política, até mesmo da falta de roteiros do cinema americano.

Se alguém me pedisse opinião, eu provavelmente diria as mesmas obviedades que sempre falam, mas cá entre nós, chega de mesmice até pra ser opinativo. Arrisco a dizer que o grande problema é o mercado de um modo geral buscar sempre a técnica e a criatividade em si e nunca ir atrás de quem tem repertório, ideologia e sonho.

Falta isso mais ideologia, porque esse mundo tá muito "de boa", "de balada", muito igualzinho, todo mundo já veste as mesmas marcas de roupas, fala gírias populares, usa os programas de informática, entra na net, faz blog/fotolog, orkut, bebe "breja" , frequenta "churras no findi", come no Mc, e usa tenis nike e ainda esperam que haja mais criatividade ou autenticidade????

Bom, olhem pros argentinos, eles não apenas derrotaram o "dream team" do basquete como também tem ganhado destaque nos festivais de cinema, de publicidade, design...e sempre ouvi - "os argentinos são aguerridos, lutam, choram, dramatizam, idealizam, nacionalistas, catimbeiros e milongueiros"...hijos de las putas, estão fazendo, errando e aprendendo, enquanto nós continuamos aqui a ouvir políticos em debates usando técnicas de oratórias prosaicas e dizendo frases como: "é incrivel que algumas pessoas não enxergam a melhora do Brasil no Governo Lula" (de Aloísio Mercadante durante debate).

Pois é, as esquinas de SP estão repletas de meninos descalços mendigando, cheirando cola e trabalhando pra adultos traficantes que incrivelmente não enxergam essas tais melhorias. De política eu falo noutra oportunidade, ou melhor post.

PS: Essa imagem é um grafiti, e também uma ilustração gráfica baseada em "máscaras" sociais e artesanais.

Nenhum comentário: