sábado, setembro 30, 2006

Eleição


Não poderia faltar...pois bem estamos diante de mais um episódio da Democracia brasileira. Que não seja a festa dos trambiqueiros e mensaleiros compradores de dossie. Nem a festa da floresta encantada de banqueiros falidos dos tucanos.

Temos de escolher entre o ruim e o pior para o Brasil. Entre a mesmice da velha e antiga aristocracia, herdada pelos tucanistas do PSDB e a nova gang "esquerdista" do PT. Alguns os chamam de "neo-liberais". Erroneamente claro, já que o Brasil nunca passou por Liberalismo, acho que nem o mundo. Mas isso é termologia da época do FHC, quando o Lula era oposição e chamava o governo tucano dessa forma devido as privatizações. A bem da verdade é que estamos entre economistas da classe media alta, que se fazem de governantes equilibrados pela ética e estabilidade social e economica.
A culpa disso tudo foram os anos de Ditadura. A pressão e repressão tornou os brasileiros e futuros governantes em grandes mestres da estabilidade. Na verdade é um medo fantástico de voltar tempos negros de inflação e terrorismo politico. Por isso, nada de alterar a agenda FMI/Bco Mundial, "neo-liberal" voltada ao capital monetário, lucros empresariais e crescimentos pífios. Para combater a pobreza, programas assistenciais, esmolas com belas propagandas, que mais lembram o populismo de Getúlio e JK. Alías, grande trunfo de construir Brasília foi tirar a capital Federal dos grandes centros urbanos e coloca-la no centro do nada do país, bem longe das massas, ou melhor das revoltas da massa. Vai ver que acontece com político ladrão na Argentina, ali em Buenos Aires, capital e centro do país, fica fácil derrubar um governo...
Mas nossa política bunda mole, que alimenta pobres, que impede que a sociedade seja mais instruída com educação decente, emprego, tecnologia, ciência, não é resultado apenas do medo ou trauma da instabilidade social, mas é o rabo preso que esses partidos ao longo da nossa república ataram aos antigos poderes coloniais e imperiais. Grandes latifundios, grileiros, coroneis, que desde os tempos de Dom Pedro se aliavam a Justiça e por meio da ignorancia do povo e das balas de jagunços entravam na política pelo voto.
Infelizmente no Norte e Nordeste ainda é asssim. Os caciques como são chamados Jader Barbarios e ACM´s da vida sobrevivem desde esses remotos tempos.
Enfim, PSDB e agora PT, não são neo-liberais, mas sim projetos dessa mesmice prosaica da politica, que tenta se maquiar, renovar, mas ficou provado que em 12 anos, não conseguiram transformar o país, seja pela educação, seja pela quebra de uma economia agrária de exportação que é uma das grandes responsáveis pela destruição de agriculturas de subsistência e desmatamento da Amazônia.
O que nos resta é escolher o menos pior...mas que Democracia é esta, que dá mais tempo e dinheiro pra alguns partidos, que legitima a lavagem de dinheiro, que deixa outros partidos com menos de 1 minuto num Horário político nojento???????? Que democracia é essa que tem urnas eletrônicas invejaveis, mas que na saúde, educação o sistema é burro???? Politico só cuida do que é importante, as eleições que os lhe elegem.

Nenhum comentário: