domingo, outubro 05, 2008

desgovernado

Não vai ser através do voto que vamos melhorar coisa alguma. Seria preciso uma evolução humana sem precedentes na história da civilização. Enquanto "jingles" e "vinhetas" bobinhas guiarem os votos obrigatórios de nosso sistema democrático, enquanto promessas virtuais e popularescas serem ainda fator principal na escolha da votação, não haverá mudanças reais e absolutas na sociedade, seja numa metrópole como SP ou numa cidadela qualquer.

O voto é muito bonito e foi um exercício pós ditadura, mas passado esses anos todos o que fica é uma sensação de idiotização, de falsidade, por parte dos políticos e por parte do eleitor. Votou-se na mesmice, nas "palavras de ação", discursos herdados dos velhos políticos, que já nem sabemos mais se pertencem as "velhas oligarquias - ou não tão velhas assim". Até isso ficou complicado. Verbos no infinitivo e uma compra de votos indireta por baixo dos panos de mesa quadriculados num almoço típico brasileiro - feijão preto, salada de alface, arroz, farofa e suco de maracujá pra acalmar.

Nenhuma mudança real, enquanto cada infeliz que habita esse mundo, mundo-cidade, mundo-bairro, mundo-país, mundo-mundo mudo, não tiver uma mente aberta à reflexão além da ganância em ter e possuir consumir engolir vomitar e arrotar.

Porque infelizmente depois é só usar um líquido bucal que mate os germes e tudo fica limpo. Pronto pra mais uma feijoada e cervejada. Eu não acredito mais em humanidade, com 7 bilhões de andantes na superfície. A justiça dos deuses não serve pra esse formigueiro de parasitas.

Nenhum comentário: