segunda-feira, outubro 27, 2008

Picharam o vazio da Bienal de Artes

Tenho pensando e pesquisado sobre as artes plásticas dos últimos 15 anos, embora não tenha conclusão alguma, por enquanto, a verdade é que não haverá conclusão - a arte contemporânea é uma ressônancia do moderno e pós moderno. Mas a ação de grupos de pichadores, e então vez a dúvida cruel, são ou não interventores urbanos, como se define certos grupos e artistas visuais da chamada "street art". Que sejam ou não, parece tudo muito orientado, de repente se joga na mídia cujos tentáculos são na atualidade infalíveis, pois bem, se fala na mídia do famoso segundo pavilhão do prédio no Ibirapuera, tradicionalíssimo do seu Oscar Niemayer que ficaria o tal pavilhão vazio - O espaço do vazio. Eu que sou pastor alemão, treinado pra desconfiar, já achava estranho, mas com essa reação pichadorística, me parece coisa tratada nas surdinas, e se for, poderá ser considerado como uma arte performática, afinal, os artistas plásticos fazem coisas mais ou menos malucas e impensáveis no que se refere à Arte Conceitual, que é outra coisa complicadíssima, que mesmo pra quem vive entretido com pesquisas de artes visuais contemporâneas é um treco muitas vezes inexplicável - que não cabe dizer nada. É claro, sempre existirão críticos e professores que falam e dispersam idéias em textos analíticos que confudem a cabeça de qualquer um - inclusive a minha (devo ser honesto).
Se foi ou não um ato premiditado, deu certo do ponto de vista exposicional, rendeu uma boa mídia espontânea, e isso nos remete ao tão falado e criticado Andy Warhol, por suas idéias absurdas que deram início a tudo isso aí - desde a street art, inclusa no movimento Hip Hop das periferias, aos interventores urbanos tão "fashion" nesse século XXI e a eterna briga de pichadores "outlaw" e artistas visuais recém saídos das universidades pagas, de cursos de DI e Publicidade (vou me esconder dentro de um saco de pão) e se julgam artistas. Bem, isso soou irônico, mas não é ironia. A arte do vazio não está num pavilhão, talvez esteja nesse mundo todo globalizado (e chato). Falarei mais disso noutra vez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc n quis dizer Keith Haring???
ai ai...

Maurício Fonseca disse...

Ah, Haring teria pichado com giz escolar, daqueles que a professora usava no quadro negro. Ao menos seria fácil pras funcionárias limparem. Abs Anonymos