quarta-feira, maio 02, 2007

estórias

Ler é o remédio. Quem nasce cego, sem nunca ver, quando sonha, sonha com o quê?

Era pras bandas de Lá, havia um homem nascido sem os olhos. Para esconder-se usava um óculos escuro ganhado de um gringo que havia sentido pena do coitado. Chegou-me a notícia que o cego de nascença passava os dias perambulando pra Lá e pra Cá. Quer dizer, sempre Lá, já que Cá nunca estivera, se assim estivesse eu saberia. O homem contava sonhos, foi aí me indaguei.

- Como esse sujeito nascido sem visão pode sonhar se nunca viu o Sol, a Lua, as cores, as águas correntes do Rio, a terra rachada, o gado pastando, a lata d´agua?????????? Ninguém respondeu de fato, Cá, direi a vocês, aqui ninguém gosta de sujeito perguntador, de preguiça mesmo.

Fui-me embora pra Lá, queria ver com meus ouvidos o contador de sonhos, o homem que jamais enxergou e perguntar, essa resposta. Cruzei dois dias e duas noites de trem, até chegar Lá. Logo perguntei a um rapaz vestido de guia, pedindo miúdos para uma ajuda. Só queria saber donde vivia o homem cego - Lá atrás senhor. Pensei de novo, Cá com meus botões - todos nessa vida estão num lado ou é Lá ou é Cá.

A tarde se fugia pro oeste bem devagarinho, o Sol teimava em brigar com a noite. O cheiro do café queimava o ar, tomei um gole e fui falar com o tal. Na minha terra a gente chega perguntando, mas nesse caso do homem cego, me apresentei - sou de Lá, e vim Cá pra te perguntar uma coisa, sou sujeito sério, pensante e pensador, meu nome é ...

Ele me interrompeu, dizendo que nome pra ele pouco importava e me foi falando - Aqui não é Lá nem Cá, aqui é o agora, e a gente responde o que te amola, me fale tua dúvida. Então perguntei, com tamanha curiosidade, como pode ele contar sonhos já que nunca enxergou, se é cego desde que nasceu, quando dorme fica tudo mais escuro, não tem repertório. É como moço pianista surdo de nascença, não poderá jamais saber o que o Dó e o Ré tem que o Si não tem.

O sujeito olhando à esmo, com voz de mestre de repente me falou - eu canto os sonhos e quem lhe falou que pra sonhar é preciso adormecer? Destes aí eu não tenho mais, repliquei ao homem e foi que ele terminou a conversa. Sinto dizer, você é mais cego do que eu.

P.Montevideu

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito dificil. COisa genios como voce.